Palavras-chave

A base da estratégia de marketing de busca é a escolha das palavras-chave. Se não for feita com cuidado, toda a ação vai por água abaixo.

As Palavras-chave ou keywords são os termos que a pessoa usa para encontrar uma resposta. Um bom exemplo é o texto que uma pessoa usa em um site de busca para encontrar o que procura. Este termo pode ser simples como apenas uma palavra ou composto de várias palavras. A ordem das palavras influencia no retorno dos resultados. Procurar por Paulo Rodrigo gera resultados diferentes de Rodrigo Paulo.

Já erros de digitação influenciam nos resultados. Não é aconselhado incluí-los na estratégia de Otimização para Sites de Buscas, pois um site com erros de português não é agradável a ninguém, mas não deixe de incluí-los. Muita gente comete estes erros e será uma grande oportunidade ter seu anúncio visível com Links Patrocinados.

Palavras-chave acentuadas podem influenciar dependendo do site de busca e até de seus serviços. Atenção portando aos acentos. As palavras-chave não diferenciam maiúsculas de minúsculas, ou seja, não são "case sensitive".

Definindo o Objetivo

Antes mesmo da escolha das palavras-chave, será preciso definir o objetivo a ser alcançado. Podem ser vários objetivo, mas tenha sempre um principal. Estes objetivos menores normalmente são utilizados em campanhas de Links Patrocinados. Depois de bem definido os objetivos, você pode começar a pesquisa.

Procurando Palavras-chave

Você pode procurar palavras-chave de várias maneiras:

Recolha todas as palavras sem nenhum filtro, pois quanto mais palavras você conseguir, maior será o seu alcance e você estará pronto para a próxima fase.

Escolha das Palavras-chave

Depois de encontradas todas as palavras-chave, você deve decidir quais vai usar e descobrir quais dão maior retorno. Ter várias palavras-chave não é a solução, mas descobrir quais são as palavras-chave boas. Você pode descobrir isto monitorando seus acessos e suas vendas. Com o tempo você poderá fazer diversos testes e aumentar ainda mais o seu retorno. E atenção! Algumas palavras-chave podem servir para links patrocinado e não para otimização e vice e versa.

Livro SEO

Em breve será lançado um livro SEO - otimização de sites. Segundo a Forrester Research, 81% dos consumidores na internet encontram produtos usando sites de busca. Por isto é muito importante não ficar indiferente ao mercado de marketing de busca. Você está preparado?